Bolo de Cenouras Funcional



Hoje teve o casório do ano...que bonito de se ver! A minha filha de 5 anos, achou o máximo ver na TV um "príncipe de verdade", casando com uma "plebéia" , parece - para ela - conto de fadas! Até nós mães (que já fomos crianças sonhadoras), damos uma viajada!


Mas, trocando do saco para a mala, eu queria fazer um bolo de cenouras "mais" nutritivo, então fiz umas mudanças na receita original, e agora vamos ver se as crianças comem, pois o bolo simples de cenouras vai bem aqui em casa!!! Funcional porquê? Porque  faz o organismo trabalhar melhor! Não é só para se encher de farinha - tipo pãozinho francês, ao contrário...tem a cenoura que é cheia de vitaminas e fibras, tem a farinha de trigo integral e a aveia que são cheias de fibras e fazem um bem enorme ao intestino, ao sangue (no caso de colesterol e triglicéries altos). Tem óleo de canola que é rico em ômega 3. Embora tenha farinha de trigo refinada e açúcar, é bem nutritivo. Esta receita não difere muito da outra, mas qualquer um sente um sabor diferente quando trocamos a farinha, por exemplo.
Então, onde pedia 2 xícaras de farinha de trigo, eu coloquei 1 de farinha branca e 1 de farinha integral. Troquei o óleo de soja por canola, e adicionei à receita aveia em flocos finos. Veremos o que o "povo" acha!!! Depois eu te digo...
Para quem quiser, aí vai a receita.
Você vai precisar de:
3 ovos
3 cenouras picadas
1/2 xíc. de óleo de canola
1 xíc. de açúcar
1 xíc. de farinha de trigo
1 xíc. de farinha de trigo integral
1 col. de sopa de fermento
2/3 de xíc. de aveia em flocos finos


Faça assim:
Pré aqueça o forno a 220ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma média.
Enquanto o forno aquece, bata no liquidificador os ovos, as cenouras, o óleo e o açúcar. Reserve. Em uma tigela à parte, peneire as farinhas com o fermento e misture a elas, a aveia. Despeje sobre os secos, a mistura do liquidificador (detesto escrever esta palavra!!!) e misture bem à mão. Coloque na fôrma e leve a assar por 45 minutos. Faça a cobertura que quiser...no meu caso, eu fiz de chocolate.


COBERTURA


Em uma panela, coloque: 2 col. de sopa de leite desnatado, 1 col. de sopa de manteiga, 2 col. de sopa de chocolate em pó e 1 col. de sopa de açúcar. Ligue o fogo e vá mexendo. Ferva até ver o fundo da panela. Despeje sobre o bolo.


OBS: Pode adicionar nozes, amêndoas, castanhas à massa. Não fiz isso porque aí sim, os meus bambinos não vão nem experimentar!!!