sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bolo de Cenouras Funcional



Hoje teve o casório do ano...que bonito de se ver! A minha filha de 5 anos, achou o máximo ver na TV um "príncipe de verdade", casando com uma "plebéia" , parece - para ela - conto de fadas! Até nós mães (que já fomos crianças sonhadoras), damos uma viajada!


Mas, trocando do saco para a mala, eu queria fazer um bolo de cenouras "mais" nutritivo, então fiz umas mudanças na receita original, e agora vamos ver se as crianças comem, pois o bolo simples de cenouras vai bem aqui em casa!!! Funcional porquê? Porque  faz o organismo trabalhar melhor! Não é só para se encher de farinha - tipo pãozinho francês, ao contrário...tem a cenoura que é cheia de vitaminas e fibras, tem a farinha de trigo integral e a aveia que são cheias de fibras e fazem um bem enorme ao intestino, ao sangue (no caso de colesterol e triglicéries altos). Tem óleo de canola que é rico em ômega 3. Embora tenha farinha de trigo refinada e açúcar, é bem nutritivo. Esta receita não difere muito da outra, mas qualquer um sente um sabor diferente quando trocamos a farinha, por exemplo.
Então, onde pedia 2 xícaras de farinha de trigo, eu coloquei 1 de farinha branca e 1 de farinha integral. Troquei o óleo de soja por canola, e adicionei à receita aveia em flocos finos. Veremos o que o "povo" acha!!! Depois eu te digo...
Para quem quiser, aí vai a receita.
Você vai precisar de:
3 ovos
3 cenouras picadas
1/2 xíc. de óleo de canola
1 xíc. de açúcar
1 xíc. de farinha de trigo
1 xíc. de farinha de trigo integral
1 col. de sopa de fermento
2/3 de xíc. de aveia em flocos finos


Faça assim:
Pré aqueça o forno a 220ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma média.
Enquanto o forno aquece, bata no liquidificador os ovos, as cenouras, o óleo e o açúcar. Reserve. Em uma tigela à parte, peneire as farinhas com o fermento e misture a elas, a aveia. Despeje sobre os secos, a mistura do liquidificador (detesto escrever esta palavra!!!) e misture bem à mão. Coloque na fôrma e leve a assar por 45 minutos. Faça a cobertura que quiser...no meu caso, eu fiz de chocolate.


COBERTURA


Em uma panela, coloque: 2 col. de sopa de leite desnatado, 1 col. de sopa de manteiga, 2 col. de sopa de chocolate em pó e 1 col. de sopa de açúcar. Ligue o fogo e vá mexendo. Ferva até ver o fundo da panela. Despeje sobre o bolo.


OBS: Pode adicionar nozes, amêndoas, castanhas à massa. Não fiz isso porque aí sim, os meus bambinos não vão nem experimentar!!!

6 comentários :

  1. De aspecto nem se nota as diferenças e com esse creme de chocolate acho que ninguem vai dizer que não!

    bjokas
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Aninha querida

    Interessante, ficou a minha cara, adoro receitas nutritivas.

    Quanto ao casório, que lindo, tem acontecido tanta desgraça, desastres naturais que a gente ver cenas assim como as de hoje nos fazem bem...

    beijos e um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Ana,
    Obrigada, já anotei o número.
    agora, falando desse bolinho...que maravilha.
    E o melhor, tenho tudo em casa, só tenho medo quando o assunto é bolo de cenoura, porque a primeira vez que eu fiz, o meu bolo ficou parecendo pudim, e não sei se foi por causa da quantidade ou tamanho da cenoura.
    Mas pela foto, parece que ficou maravilhosa.
    ah, sobre o casamento real...também assisti emocionada...coisa de escorpiana romântica..kkkkk, e também porque me lembrei de ter assistido a Princesa Diana se casando, e como um conto de princesas, ficou na minha cabeça até hoje.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Hummm amo bolo de cenoura e esse novo jeito de fazerme agradou muito.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  5. Ana, quase comprei uma forma de igual a essa de coração hoje! Me segurei e fiquei imaginando que todos os meus bolos teriam esta forma...rsss. Eu adoro bolo de cenoura. Farei este teu qq dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Com certeza as substituições e acréscimo da aveia, resultaram em um bolinho muito mais nutritivo.

    Amiga, eu estou com um novo endereço de blog, consegui passar para o domínio próprio, por isso como sei que você tem o meu blog em sua lista de blogs, ele só será atualizado mudando o endereço para o novo:

    http://www.pitadasdilu.com.br

    Te espero lá. E tem um sorteio bem bacana !
    Um bom domingo!
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...