Banana Verde e um bolinho "Engana Criança"



Oiê! Já ouviram falar em farinha da banana verde, né? Bem, como facilita o trânsito intestinal ( além de outras cositas más...como podem ver no texto abaixo) , e vocês bem sabem que criança nem sempre come o que deveria, então resolvi fazer um bolo de chocolate e camuflar a farinha de banana verde dentro - a vendedora do MUNDO VERDE me garantiu que a farinha não tinha  gosto, então resolvi  fazer a experiência...e não é que deu certo? As crianças nem notaram e comeram que deu gosto de ver...tudo de bom, né?
Então aqui vai a receita, e o textinho sobre as propriedades nutricionais deste alimento. DETALHE: eu fiz sem cobertura, mas dou a receita dela.

Bolo de Chocolate

Você vai precisar de:

1 1/2  xíc. de farinha de trigo peneirada
1 xíc. de farinha de banana verde peneirada
1 xíc. de chocolate em pó
1 xíc. de açúcar
1 col. de sopa de fermento em pó
3 ovos
1 xíc.de óleo de canola
1 xíc. de leite integral morno (quase quente)

Faça assim:

Pré aqueça o forno a 220ºC por 10 minutos. Enquanto o forno fica aquecendo, misture os ingredientes secos numa tigela.  Incorpore os ovos e o óleo, mexendo bem, e por último o leite. Mexa até que fique uma massa bem lisinha. Coloque numa fôrma untada e enfarinhada e BATA A FÔRMA NA BANCADA para retirar o ar que fica no bolo (você vará que sobem bolhinhas de ar na massa). Leve ao fornopor +/_ 40 minutos. Faça o teste do palito. Retire do forno e reserve.

Cobertura:

Numa panela, coloque 3 col. de sopa de leite integral, 1 col. de sopa bem cheia de manteiga sem sal, 2 col. de chocolate em pó e 2 col. de sopa de açúcar ( se fores usar Nescau, coloque menos açúcar, pois ele já é açucarado). Ligue o fogo, e mexa a mistura até desgrudar ferver e veres o fundo da panela. Espalhe sobre o bolo.

Propriedades Funcionais da Banana Verde



A banana é produzida na maioria dos países tropicais e é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e o primeiro consumidor mundial. As variedades mais difundidas no Brasil são: Prata, Pacovan, Prata-anã, Maçã, Mydore, Terra e D’ Angola, além da Nanica e Nanicão voltadas principalmente à exportação. A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta. Mas além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais.

A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

Bjkas a todos.