Bolo Regina



Quando vi o bolo (vai saber porque tem esse nome!)  NESTE  blog  - que é escrito pela Bete Duarte, responsável pela coluna de Gastronomia do Jornal Zero Hora, me deu uma vontade de fazer...mas deveria esperar até o fim das férias, porque eu estava cansada de tanto fazer panetones...nem tinha vontade de chegar perto do forno por uns dias! Pois não é que cheguei na minha mãe e ela havia feito para nos esperar ??? Ela também havia visto ele, só que no jornal, mesmo! Não é uma coicidência incrível? Adoro quando as coisas acontecem assim...DELICIOUS... Aproveite e faça...



Você vai precisar de:


100g manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar mascavo
1/4 de xícara de óleo
1 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento químico
3 ovos
3 maçãs picadas
1/2 xícara de ameixa preta picada
1/2 xícara de castanha-do-pará ou nozes pecan
2 colheres (sobremesa) de canela em pó
3 colheres (sopa) de açúcar refinado




Faça assim:


Misture as farinhas, o fermento e 1 colher (sobremesa) de canela em um recipiente. Reserve.
Na batedeira, bata o açúcar mascavo e a manteiga. Junte o óleo e bata novamente. Acrescente os ovos, um a um, batendo lentamente. Misture os ingredientes secos reservados, as maçãs picadas, as castanhas e as ameixas, misturando uma de cada vez. Coloque em uma forma redonda (utilizada para pudim com furo central, de 18cm de diâmetro e 12cm de altura) e polvilhe com o açúcar refinado e a canela restante.Asse em forno preaquecido, em temperatura de 170 graus, por cerca de 1h. Deixe esfriar e desenforme.
Decore com ameixas secas, lascas de canela em pau e maçãs desidratadas ( Neste caso, foi feita uma calda de chocolate e decorado  com nozes).