Geléia de Jabuticaba, de Morangos, de Goiabas, ah...e Bolo de Cenouras com Iogurte também...ôba!!!

Olha as três aqui...
Goiaba, Jabuticaba e Morangos


Jabuticaba


 Goiaba


Morangos


O bolo fofinho...hummmm!

Oiê!!! Desta vez foi !!! Estou felicíssima hoje porque fiz a dita da geléia (como eu  pensava ser o certo) e saiu excelente, maravilhosa. Ainda fiz de morangos e goiabas...olhem as fotos...e ainda fiz um bolo de cenouras com massa de iogurte que ficou tão fofinho, que nos primeiros minutinhos depois de esfriar, já tinha "ido" a metade!!! Hoje a tarde rendeu! Coloco as fotos e as receitas abaixo.


Geléia de Jabuticaba

Você vai precisar de:

1,2 kg de jabuticabas
água suficiente para cobri-las levemente.
Açúcar (a quantia te explico no decorrer da receita)
Suco de 1 limão 

Faça assim:

Ferva sa frutas por 10 minutos a contar da hora em que levanta a fervura. Retire e COE EM UMA PENEIRA não muito fina espremendo bem com uma colher para sair o "mosto" da fruta (que fica grudado na casca). Com este suco que saiu + o caldo, pese e volte à panela. Adicione 60%  do peso total da mistura da panela, de AÇÚCAR + o suco de limão. E ferva, mexendo sempre por +/- 30 minutos. Cuide o ponto pegando um pouquinho, colocando num pires e levando ai freezer por uns 2 min. Ao retirar, deve estar na consistência de geleia. Desligue e deixe esfriar. Pode congelar.


Geléia de Morangos

Você vai precisar de:

600 gr. de morangos lavados e picados
60% deste peso em açúcar - neste caso, 360 gr.
Suco de 1/2 limão (é a pectina que falta à fruta)
100 ml de água

Faça assim:
Leve tudo à ferver, mexendo sempre por +/- 40 minutos. A certa altura, uns 20 minutos de cozimento, dê uma  esmagada nas frutas com o esmagador de feijão, ou se não tiver, com o batedor de bifes. CUIDE O PONTO.


Geléia de Goiaba

Você vai precisar de:

800 gr. de goiabas  lavadas, e picadas com casca e tudo ( retire as partes de baixo e de cima) 
água suficiente para encher a panela até a metade da quantia de frutas.

Faça assim:
Ferva  as frutas por 15 minutos. Passe em uma peneira tudo (menos a água), apertando bem para aproveitar o máximo de fruta que conseguir. Leve de volta à panela com +/- 100 ml do suco fervido e coado, mais 480 gr. de açúcar (que dá 60% da quantia da fruta) e deixe cozinhar, mexendo sempre por 50 minutos. CUIDE O PONTO.


Bolo de Cenouras (com massa de Iogurte natural)

2 cenouras sem casca cortadas aos pedaços
3 ovos
1/2  xíc. de chá de óleo
2 xíc. de farinha de trigo
1 xíc. de açúcar
1 col. de sopa de fermento em pó
1/2 xíc. de água
1 pote de iogurte natural ( 200 ml)

Cobertura:

2 col. de sopa de nescau
2 col. de sopa de açúcar
1 col. de sopa de manteiga sem sal
2 col.de sopa de leite.

Faça assim:

Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte uma fôrma média de sua preferência.
Bata no liquidificador os três primeiros ingredientes. Em outro recipiente, peneire a farinha com o fermento, adicione o açúcar. Agregue "aos secos" a mistura do liquidificador e misture tudo. Adicione o iogurte, misture bem. Por último, agregue a água. Leve ao forno por +/- 45 minutos. Faça o teste do palito (ou do olhômetro). Retire do forno, espere esfriar e coloque a cobertura.

Faça assim a Cobertura:

Coloque tudo em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre até desgrudar da panela. Espalhe sobre o bolo.

Ah...a Primavera !!!

Oi, Pessoal!

Ai...não é MARAVILHOSA A PRIMAVERA?

A natureza nos presenteia a todo momento com suas obras magníficas...e pensar que tem gente que prefere ver tudo isso destruido a ter que mudar seus conceitos!!!

E estou fazendo esta postagem para dizer o seguinte: saiam de casa, olhem ao redor, aspirem o ar puro do final da tarde, reparem na natureza, abram as janelas, "sacudam o mofo do inverno"...aproveitem que a primavera "é somente uma vez por ano"...

Aqui em casa é assim...:

Pêssegos

Cerejas

Romãs

Nectarinas

Alecrim

Flores



Brincos de Princesa

Mini Orquidário



Copos de Leite

Tarde no Parquinho

A natureza faz a sua parte...nascem orquídeas nas árvores...




Beijos...

Esta árvore me presenteou com esta belíssima orquídea!

Orquídea Bambu

E o vaso que floresceu no orquidário e eu coloquei para dentro de casa!

E ainda temos: pomar; horta ( onde planto cenouras, beterrabas, alfaces variadas; temperos; pimentas; e outras cositas más...); chuchus...E aí? "Tás" a fim de produtos ecológicos? Tens um lugarzinho para plantar?Começe! Pode ser até na área do apartamento mesmo...alguma coisa dá!!! É so falar comigo que dou umas dicas - claro que não sei tudo, mas o que eu não sei, procuro...pois mais vale a saúde - se não a nossa - a dos filhotes!!!

E VIVA A SAÚDE MINHA GENTE!!!
( deu pra notar que hoje eu estou inspirada, né)

Por fora, bela viola...



Sabem quando a gente SABE que tem que fazer as coisas de um jeito, mas quando vê que alguém fez de outro modo e deu certo, quer fazer daquele novo jeito? Pois é...eu fiz isso...mesmo com a minha razão me alertando que a geléia devia ser feita como a de uva...

O negócio é o seguinte...acompanho um blog (que eu adoro) mas não vou colocar aqui qual é o blog porque respeito e gosto mesmo dela; e as coisas que ela faz realmente funcionam e são tudibão. Mas ela fez a geléia BATENDO as jabuticabas no liquidificador, após dar uma fervidinha, coando, e com o suco então fez a geléia. Aí eu pensei...ISSO VAI FICAR AMARGO, por causa do caroço batido. E não deu outra...ficou de um amargor horrível!!! Eu gostaria MUITO de saber como é que a geléia desta  moça não ficou amarga!!!  Ai, que raiva...foi fora 1,2 kg da fruta e 700 gr. de açúcar...fora o gás, o tempo que eu fiquei lá mexendo, e principalmente, a frustração por estar há dias com vontade de comer esta geléia!

Mas tudo bem...hoje vou teimar e fazer de novo, e amanhã posto o resultado...noooossa, tô parecendo a Julie (do filme Julie & Julia - assistiram? Quem não viu, veja...é uma delícia de filme!!!). Bjkas e...até amanhã!

Pão Integral


Pão integral para mim, é sempre uma incógnita...sempre sai mais pesadão! Cozido, gostoso mas...pesado! Será que é assim mesmo? Estava  uma delícia, além de sabermos que faz muito bem à saúde! A receita rende 3 pães e é variação desta AQUI.




Você vai precisar de:
30 gr. (2 tabletes) de fermento para pão em temperatura ambiente
1 xíc. (chá) de leite morno
1 xíc. (chá) de água morna
1 xíc. (chá) de óleo (um pouquinho menos)
1 col. de sopa de manteiga (coloquei margarina) em temperatura ambiente
2 col. de sopa de açúcar
1 col. de sopa de sal
3 ovos
1 kg de farinha de trigo +/- ( 1/2 kg de farinha comum e 1/2 kg de farinha de trigo integral fina)


Faça assim:


Em uma tigela, esfarele e misture o fermento no leite morno até desmanchar. adicione os demais ingredientes nesta mesma tigela, exceto as farinhas.
Passe para uma "bacia", e coloque as farinhas mexendo sempre até ficar em ponto de amassar com as mãos.  Amasse, misturando bem tudo. Faça uma bola dentro da bacia e tape, colocando no forno FRIO para crescer por uma hora mais ou menos. Retire, e amasse sobre uma superfície plana, colocando mais farinha conforme for necessário. Modele os pães, e deixe crescer por mais 1 hora dentro do forno. Ligue o mesmo, a 230°C mais ou menos e coloque os pães para assar até que fiquem bem douradinhos.
Bom proveito.

Noite da Potcheca



Ontem à noite eu estava loooouca para comer uma porcaria...então me lembrei de uma "potcheca" que a minha irmã costumava fazer quando era adolescente...ela chamava de "Sopa de Pão". Gente...pode ser um alimento bem "dã", mas é muito gostoso!

O meu filho sentiu o cheiro, e perguntou se era pizza de chocolate...imaginem só! E eu, louca que ele experimentasse: É sim, meu filho...só que é de microondas! He, he, he...adivinhem se ele quis provar? Nãããão! A minha filha cheirou, cheirou e disse...huuummm, que cheirinho delicioso..."quer provar" - disse eu mais do que ligeiro - adivinhem se provou? Nãããão!

Então sentei na frente da tv, estendi as pernas, liguei o JN e me deliciei. O chocolate que ficou bem fortinho, junto com o queijinho derretido...ai, meu Deus!

Para quem quiser fazer...aí vai a "receita" da Potcheca.

POTCHECA

1 pãozinho tipo cacetinho
2 col. de chá de nescau
1 fatia de queijo muzzarella
1/2 xíc. de leite

Quebre o pãozinho em pedaços pequenos. Coloque numa cumbuquinha. Por cima da pão, espalhe o Nescau (se quiseres mais, fique á vontade!). Por cima do nescau, despedace o queijo. Coloque o leite por cima de tudo e leve ao micro por 1min. e 30 seg.

Retire do forno, "olhe a situação", e ...ataque!

AH, NÃO DÁ PRA FICAR CONTANDO CALORIAS NESSA HORA !!!

Bolo Salgado



Essa é uma receita antiga de um calendário Maizena, que herdei do caderno de receitas da minha mãe...quando tínhamos pic-nic, ou uma festinha na escola, ou precisava fazer um lanche diferente, lá vinha a "dona Ieda" com o bolo salgado!!! Até na minha viagem de lua de mel, até Floripa ( sim...foi lá o começo do meu fim - he, he, he!!!) eu levei uma tigela com quadradinhos de bolo salgado para ir comendo e não ter que parar para almoçar...eram tempos de vacas esqueléticas (não magras) - não que hoje elas tenham engordado...mas são melhores que há 20 anos! Bom, voltando...É um bolo prático, rápido e é daquelas receitas "limpa-geladeira", que se faz o recheio com o que se tem em casa - pode fazer com sardinha, atum, salsicha...!

Colocarei a receita original isto é, com o recheio original. A que está na foto, eu fiz um molho de sardinhas com tomates, cebola e alho...senão as crianças não comem!


Você vai precisar de:

1 xícara de chá de maizena
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 col. de sopa de sal
3 colheres de sopa de queijo ralado
2 xícaras de chá de leite
1 xícara de chá óleo
3 ovos

Faça assim: Bata tudo no liqüidificador. Reserve.

Recheio: salada mista picadinha de cebola, tomate, pimentão, temperado com sal, azeite e vinagre.
Montagem : massa / recheio/massa. Levar ao forno .

Crumble de Amoras




Eu sempre quis fazer esse doce, mas tinha medo de não gostar...hoje eu fiz! E...gente...é booommmm! Na primeira foto, dá para notar que eu queimei um pouquinho nas bordas, né? Sabe aquela "máxima" de deixar só mais um pouquinho? Pois é...deixei queimar, isso sim!!! Mas foi só a bordinha...colocarei o tempo certo na receita para que isso não aconteça, ok? Façam, que vale a pena! Bjkas, e bom findi para todos!

Receita adaptada DAQUI .

600g de amoras (eu coloquei 2 caixinhas - tipo as que se compra morangos...nem pesei!)
4 colh sopa de açúcar (para polvilhar as amoras)
1 pacotinho de açúcar de baunilha ( ou 1 col. de sopa)
240g de farinha
120g de margarina
90g de açúcar

Faça assim:

Coloque as amoras no fundo de um recipiente refratário, untado com margarina. Polvilhe-as com as 4 col. de sopa de açúcar e o açúcar de baunilha.

Coloque no copo do mixer, com o batedor de massas (quem não tem mixer, usa a batedeira com o "garfo" de bater massas) a farinha, a margarina e as 90 gr. de açúcar e bata até ficar uma farofa homogênea.
Coloque esta mistura por cima das amoras e leve ao forno preaquecido a 200º durante 1 hora. Retire, e se quiser fazer como eu, coma "pelando" mesmo!!!

Ovos Nevados

Esta é outra LEGÍTIMA COMFORT FOOD!!!

Aqui está a sobremesa...podia ter mais canela em cima...
mas isso é facilmente "consertável!

Imagem retirada do blog da "Vovó Helô"


Imagem retirada do blog da "Vovó Helô"

Meninas...que gripe com faringite que eu peguei!!! Tá louco!!! Sabem o que é ficar totalmente sem voz e com a impressão que um caminhão passou por cima  da gente e depois voltou de ré ? Fui a Floripa neste feriadão visitar a minha mãe e nem conseguia conversar... Agora estou um pouco melhor, tomando antibiótico, anti inflamatório, anti alérgico...credo! Mais uns dias e estará tudo bem, mas a impressão que dá agora é que não vou sair dessa nunca!


Mas falando de coisas delicious, toda a vez que eu vou lá, minha mãe faz a mesma sobremesa porque sabe que eu adoro...Ovos  Nevados! É um doce leve, com gostinho de baunilha, que só de falar nos deixa com água na boca! Então deixo esta receita que é dela, dos "tempos de antigamente",como um presente para vocês, queridos! Porque para mim, é isso o que ela é quando eu vou ver meus pais...um presente! Em Portugal, é chamado de "Ilhas Flutuantes"


Encontrei uma outra definição de Ovos Nevados AQUI: Ovos Nevados - sobremesa ultra-delicada, com claras batidas, cozidas às colheradas no leite, e servidas como que boiando num creme de gemas. Esse mesmo creme, pode acompanhar o sagu com vinho. Esse dois doces têm um sabor fantástico, quando servidos bem geladinhos.





Você vai precisar de:
4 ovos
1 litro de leite
1 xic. de açúcar
1 col. de maisena
Canela qb.


Faça assim:
Bata as claras em neve com 3 col. de sopa de açúcar (colocar o açúcar só quando as claras estiverem firmes). À parte, ferva ½ litro de leite. Quando começar a querer ferver, coloque as claras às colheradas e quando elas boiarem, vire-as com a escumadeira, ferva mais uns segundos e tire-as da panela colocando-as num pirex. Faça uma gemada com o resto do açúcar e as gemas. Esquente o resto do leite que ficou na panela mais o ½ litro restante; misture a gemada e a maisena e adicione às claras. Polvilhe canela a gosto em cima e leve gelar.
Deliciem-se!

A deliciosa manteiga


Vivo preocupada em oferecer sempre o melhor, o que MENOS faz mal em termos de alimentação para a minha família, e este assunto "de manteiga" é motivo de constante preocupação aqui em casa! Às vezes aparece um artigo que fala que manteiga faz mal, que é uma gordura que não se dissolve no organismo e por isso entope as veias...mas depois, aparece em algum outro lugar artigos que depõe contra a margarina e aconselham comer manteiga, alegando que esta tem um tipo de gorgura que o organismo precisa para que ocorram sinapses e certas reações químicas essenciais para o seu bom funcionamento...a quem ouvir? Como saber o certo? Certo é que os "nonos", os nossos avós não comiam margarina e sim manteiga (feita com o próprio leite que tiravam das suas vacas) e viveram até 80 - 90 anos (+/-)!!! E comiam carne de porco, salame, queijo de porco e muitas outras coisas que são consideradas hoje um verdadeiro veneno...

Mas, voltando à manteiga, encontrei este texto no site "CRIANÇAS NA COZINHA" da  Pat Feldmann, aliás muito interessante esse site...dê uma espiada nele...mais uma vez, me deu um nó!
Então, tire  suas próprias conclusões, e faça o que achar melhor para a sua família...

Então, vamos ao texto:


Ah, manteiga! A gordura à moda antiga. O acompanhamento perfeito para uma batata assada. Comidinha amiga. Cremosa, saborosa e absolutamente deliciosa numa torrada. Mas, mante é saudável?

A manteiga é saudável? Benefícios do ácido butírico

Então hoje vou começar falando do ácido butírco. A manteiga é a fonte alimentar mais rica nessa substância (3 a 4%), um ácido graxo de cadeia curta que é comprovadamente muito benéfico à nossa saúde.

Ácido butírico e a saúde metabólica

Um estudo muito interessante demonstrou os benefícios do ácido butírico em ratos. Os pesquisadores notaram que os ratos alimentados com ácido butírico foram capazes de reverter diversos males metabólicos perigosos. Os ratos que receberam ácido butírico em duas dietas eram mais magros e não tinham tendência a comer em exagero. Eles também apreentaram taxas mais baixas de colesterol, triglicérides e melhores níveis de insulina – todos apontando para uma melhor saúde metabólica e risco diminuído de desenvolverem doenças metabólicas.

Ácido butírico e a saúde intestinal

Os intestinos na verdade usam o ácido butírico como fonte de energia. O ácido butírico demonstrou ser eficiente no combate a doenças como colite ulcerativa e doença de Crohn. Isso porque seus ácidos graxos de cadeira curta ajudam a restaurar a integridade dos tubos intestinais, também reduzindo inflamações.

Ácido butírico e câncer

Estudos demonstraram que o ácido butírico tem a habilidade de transformar células cancerígenas em células normais. Isso é um fato único, já que em geral as substâncias anti câncer matam células e não as regeneram. O ácido butírico entretanto parece preservar a vida da célula, normalizando a sua função.

A manteiga é saudável?

No fim das contas o grau em que um alimento é saudável ou não para cada pessoa depende das características, tolerâncias e intolerâncias individuais de cada organismo e nas necessidades dietéticas de cada um. Em outras palavras, a quantidade de manteiga que você precisa depende do seu organismo. Mas após essa leitura, a manteiga oferece diversos benefícios à sua saúde. Espero que você posa aproveitar todo o sabor e benefícios que a manteiga tem a oferecer.

Referências:

Você já está comendo sua porção diária de manteiga? Acima nós exploramos os benefícios do ácido butírico contido na manteiga, e agora vamos falar dos benefícios da vitamina A, também contida na manteiga.

A manteiga é saudável? Benefícios da vitamina A

Weston A. Price concluiu que a vitamina A é um componente em falta nas dietas modernas em comparação com dietas de culturas tradicionais. ele notou que os povos que consumiam alimentos tradicionais consumiam infinitamente mais vitamina A que pessoas que viviam nas grandes cidades, no “modo de vida moderno”. A seguir apenas alguns dos benefícios da vitamina A:

*A vitamina A é um poderoso antioxidante, o que quer dizer que nos protege dos danos causados por radicais livres.

*A digestão das proteínas é facilitada pela vitamina A.

*A vitamina A melhora a saúde dos ossos.

*A vitamina A tem importância vital na saúde da tiróide.

*De acordo com a Dr. Campbell-McBride em seu livro Gut and Psychology Syndrome, a vitamina A é também crucial na saúde intestinal.

Mas eu obtenho a minha vitamina A das cenouras!

Será? A forma original da vitamina A nas cenouras (e em outras plantas) é o beta-caroteno – precursor da vitamina A. O nosso corpo não consegue usar o beta-caroteno em sua forma original, ele precisa ser convertido numa forma mais aproveitável de vitamina A. E nem todo mundo pode realizar essa conversão facilmente. Em particular bebês, crianças, idosos, diabéticos e aqueles com função tióide fraca podem não ser capazes de fazer tal conversão apropriadamente. A vitamina A presente nos alimentos de origem animal está numa forma imensamente mais biodisponível.


Vitamina A e manteiga: o par perfeito

A vitamina A é uma vitamina lipo-solúvel, o que significa que é preciso gordura para que seja completamente aproveitada. Isso faz da manteiga um alimento verdadeiramente sinérgico: combina vitamina A e importantes ácidos graxos num único pacote.

Quer mais uma razão para amar a vitamina A na sua manteiga? É tremendamente deliciosa!! Vamos ser sinceros: não é muito apetitoso para muitas pessoas a idéia de comer carnes de órgãos e frutos do mar (ambos são excelente fonte de vitamina A). A manteiga entretanto é um alimento que a maioria das pessoas gosta, e muito. É fácil de espalhar no pão caseiro, ótima para preparar ovos mexidos, misturar no purê de batatas, ou da forma que você gostar mais.
A melhor manteiga quando se trata de vitamina A

Talvez você já tenha ouvido falar: a manteiga produzida a partir do leite de vacas criadas soltas em pasto é muito mais rica em vitamina A do que aquela de vacas criadas em confinamento, à base de ração. Eu descobri que que a maioria das manteiga comerciais têm cerca de 6% das recomendações diárias de vitamina A. já as mantigas artesanais, provenientes de leite de vacas soltas a pasto contém em torno de 8%, podendo chegar a 10% das recomendações diárias de vitamina A, dependendo da sua origem. Então lembre-se: você faz seu dinheiro valer muito mais quando opta por comprar uma manteiga melhor, orgânica de preferência – ela é mais cara, mas uma vez que ela é melhor para sua saúde, você economiza em remédios em incômodos.
Agora vamos voltar à pergunta inicial: a manteiga é saudável? Você já acredita nisso?

Bolo de Ameixas




Desculpem se eu  não apareci por aqui nesta semana...é que eu estava meio "de saco cheio"...meu menino de 12 anos está começando a "aborrecer"...quem tem sabe...respostas atravessadas, argumentação incansável, tudo é não...realmente isso é desgastante...então eu estava sem vontade nem de vir aqui...mas já joguei a poeira para cima, pois sei que isso é apenas o começo de uma loooonga fase (e pensar que já passamos por ela também!!! Será que éramos assim? Sabem que eu não me lembro!!!).

Bom, vamos ao que interessa...Este bolo foi retirado lá do site "Flagrante Delícia" e posso dizer que é algo...SEM PALAVRAS...só provando! Mas há alguns "poréns" que preciso esclarecer:

1º:  Eu DETESTO quando colocam a receita em gramas...ex: 112 g de...que horror!!! Só quem tem balancinha mesmo para ficar medindo grama por grama...Então, para favorecer estas minhas seguidoras queridas, eu  coloquei tudo em medidas simples...xícaras, ml, col...

2º:  A quantidade de ameixas citada é um ABSURDO para a quantidade de massa...sobra a metade...sorte que os meus amores aqui de casa comem, senão não sei...

3º: A massa cresceu tanto, que cobriu e envolveu a linda cobertura de ameixas, fazendo com que elas ficassem meio que "no recheio" do bolo...mas tudo bem...pois FICOU ALGO DE UM SABOR...HUUUMMM!

4º: Como todos sabem, eu NÃO COLOCO COBERTURA nos bolos...motivo: corte de calorias ( só coloco nos bolos para os meus filhos...) - se bem que a cobertura deveria ter sido as frutas, mas...

Bem, vamos começar? LEMBRE-SE: adaptei medidas e mudei um pouquinho o modo de fazer.

Você vai precisar de:

1/2 tablete + 1 col. de sopa de manteiga amolecida ( levando-se em conta que um tablete tem 200 g.)
3/4 de xíc. de chá de açúcar
2 ovos
1 1/4 xíc. de chá de farinha de trigo
1 col. de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
6 ameixas ( e é capaz de ainda sobrar um pouquinho...) - a Leonor colocou "12"
1 col. de chá de canela moída
Suco de 1 limão
açúcar que baste

Faça assim:

Unte com manteiga um pirex retangular pequeno (com uns 25 cm de lado) e polvilhe com farinha de trigo.

Lave , corte ao meio e descaroce as ameixas. A seguir, corte tudo em fatias. Coloque-as em uma tigelinha e "tempere-as" com açúcar - a gosto, a col. de chá de canela, e derrame sobre elas o suco de limão. Mexa e reserve.

Pré aqueça o forno a 180º.

Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até ficar bem cremoso. Junte os ovos e bata mais. Por último, acrescente ao creme a mistura de farinha e fermento peneirados anteriormente. Mexa bem, e depois dê uma batida com a batedeira na massa para ficar lisa e uniforme.

Estenda a massa sobre o pirex e alise-a. Disponha SOMENTE as ameixas por cima, arrumando as fileiras, como se fosse fazer tortinhas. Polvilhe tudo com açúcar e canela a gosto e despeje o suco no qual as ameixas estavam de molho, por cima de tudo.

Leve ao forno por +/- 55 minutos, ou faça o teste do palito.
ATENÇÃO: NÃO levante a temperatura do forno, senão queima embaixo.

Sirva morno ou frio, acompanhado ou não de sorvete de creme ou chantily.

Divirtam-se...bom apetite!
Bjkas.