Bolo Indiano






Desculpem-me ter sumido, mas caiu um "raião zão zão" (não tem palavra que exista para definir o tamanho dele) aqui em casa e pifou tudinho...fiquei de novo sem Internet porque ele ( o raio) entrou pela energia elétrica, queimou o meu estabilizador e a placa de rede...em resumo, meu computer "foi pro saco" !!! É que onde eu moro tem muitas àrvores, o que vira um imã para raios!


Bem, quando se fala em especiarias, imaginamos algo muito cheiroso, ao mesmo tempo exótico e misterioso (estou romântica e inspirada hoje, né?)...Este bolo está incluso nestas características...olhe, faça, sinta este cheiro...coma este cheiro...saboreie este cheiro...realmente é tudo de bom! É de um aroma que...sem palavras! Fica um bolo muito fofo também!

Chamei de Bolo Indiano, porque os ingredientes que o compõe são muito usados na Índia (mas não é que a receita tenha vindo de lá), a receita você encontra no blog da CRIS o "From our home to Yours" , mas a minha está com várias adaptações. Veja a receita a seguir:

Você vai precisar de:
2  ovos
1/2 xíc. de açúcar
60 gr. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
240 gr. de mel de flor de laranjeira
1 col. de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 xíc. de farinha de trigo peneirada
1 col. de chá de fermento em pó
Uma mistura de: 1 col. de chá de canela; 1/2 col. de chá de cravo em pó; 1/2 col. de chá de cardamomo em pó; 1 col. de chá de gengibre em pó e 1 col. de sopa de sementes de papoula.
1 xíc. de água


Faça assim: 
Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma ( a que você quiser!). Reserve.
Bata os ovos  com o açúcar até ficar uma gemada bem clara. Acrescente a manteiga, o mel, a mistura de especiarias e o sal e bata mais um pouco. À parte, peneire a farinha com o fermento e o bicarbonato.
Misture as duas partes e acrescente a água. Bata a mão mesmo, mais um pouquinho, de modo que fique um creme bem espesso, homogêneo e sem bolinhas de farinha. Leve ao forno e asse por +/- 50 minutos.


A Cobertura:
Fiz um "Flamery" de laranjas; ou seja, um creme de laranjas onde coloquei:  150 ml de suco de laranjas  + 1 col. de sopa de açúcar + 1 col. de chá de amido de milho  - se quiser, acrescente um pouquinho de água. Leve ao fogo baixo mexendo sempre ( porque senão embola) e continue a mexer por mais um minuto a partir do ponto de fervura - para cozinhar o amido de milho. Despeje sobre o bolo e, se conseguir, espere esfriar. Bom proveito!
OBS: Esta receita de Flamery dá para ser usada como recheio também.