A deliciosa manteiga


Vivo preocupada em oferecer sempre o melhor, o que MENOS faz mal em termos de alimentação para a minha família, e este assunto "de manteiga" é motivo de constante preocupação aqui em casa! Às vezes aparece um artigo que fala que manteiga faz mal, que é uma gordura que não se dissolve no organismo e por isso entope as veias...mas depois, aparece em algum outro lugar artigos que depõe contra a margarina e aconselham comer manteiga, alegando que esta tem um tipo de gorgura que o organismo precisa para que ocorram sinapses e certas reações químicas essenciais para o seu bom funcionamento...a quem ouvir? Como saber o certo? Certo é que os "nonos", os nossos avós não comiam margarina e sim manteiga (feita com o próprio leite que tiravam das suas vacas) e viveram até 80 - 90 anos (+/-)!!! E comiam carne de porco, salame, queijo de porco e muitas outras coisas que são consideradas hoje um verdadeiro veneno...

Mas, voltando à manteiga, encontrei este texto no site "CRIANÇAS NA COZINHA" da  Pat Feldmann, aliás muito interessante esse site...dê uma espiada nele...mais uma vez, me deu um nó!
Então, tire  suas próprias conclusões, e faça o que achar melhor para a sua família...

Então, vamos ao texto:


Ah, manteiga! A gordura à moda antiga. O acompanhamento perfeito para uma batata assada. Comidinha amiga. Cremosa, saborosa e absolutamente deliciosa numa torrada. Mas, mante é saudável?

A manteiga é saudável? Benefícios do ácido butírico

Então hoje vou começar falando do ácido butírco. A manteiga é a fonte alimentar mais rica nessa substância (3 a 4%), um ácido graxo de cadeia curta que é comprovadamente muito benéfico à nossa saúde.

Ácido butírico e a saúde metabólica

Um estudo muito interessante demonstrou os benefícios do ácido butírico em ratos. Os pesquisadores notaram que os ratos alimentados com ácido butírico foram capazes de reverter diversos males metabólicos perigosos. Os ratos que receberam ácido butírico em duas dietas eram mais magros e não tinham tendência a comer em exagero. Eles também apreentaram taxas mais baixas de colesterol, triglicérides e melhores níveis de insulina – todos apontando para uma melhor saúde metabólica e risco diminuído de desenvolverem doenças metabólicas.

Ácido butírico e a saúde intestinal

Os intestinos na verdade usam o ácido butírico como fonte de energia. O ácido butírico demonstrou ser eficiente no combate a doenças como colite ulcerativa e doença de Crohn. Isso porque seus ácidos graxos de cadeira curta ajudam a restaurar a integridade dos tubos intestinais, também reduzindo inflamações.

Ácido butírico e câncer

Estudos demonstraram que o ácido butírico tem a habilidade de transformar células cancerígenas em células normais. Isso é um fato único, já que em geral as substâncias anti câncer matam células e não as regeneram. O ácido butírico entretanto parece preservar a vida da célula, normalizando a sua função.

A manteiga é saudável?

No fim das contas o grau em que um alimento é saudável ou não para cada pessoa depende das características, tolerâncias e intolerâncias individuais de cada organismo e nas necessidades dietéticas de cada um. Em outras palavras, a quantidade de manteiga que você precisa depende do seu organismo. Mas após essa leitura, a manteiga oferece diversos benefícios à sua saúde. Espero que você posa aproveitar todo o sabor e benefícios que a manteiga tem a oferecer.

Referências:

Você já está comendo sua porção diária de manteiga? Acima nós exploramos os benefícios do ácido butírico contido na manteiga, e agora vamos falar dos benefícios da vitamina A, também contida na manteiga.

A manteiga é saudável? Benefícios da vitamina A

Weston A. Price concluiu que a vitamina A é um componente em falta nas dietas modernas em comparação com dietas de culturas tradicionais. ele notou que os povos que consumiam alimentos tradicionais consumiam infinitamente mais vitamina A que pessoas que viviam nas grandes cidades, no “modo de vida moderno”. A seguir apenas alguns dos benefícios da vitamina A:

*A vitamina A é um poderoso antioxidante, o que quer dizer que nos protege dos danos causados por radicais livres.

*A digestão das proteínas é facilitada pela vitamina A.

*A vitamina A melhora a saúde dos ossos.

*A vitamina A tem importância vital na saúde da tiróide.

*De acordo com a Dr. Campbell-McBride em seu livro Gut and Psychology Syndrome, a vitamina A é também crucial na saúde intestinal.

Mas eu obtenho a minha vitamina A das cenouras!

Será? A forma original da vitamina A nas cenouras (e em outras plantas) é o beta-caroteno – precursor da vitamina A. O nosso corpo não consegue usar o beta-caroteno em sua forma original, ele precisa ser convertido numa forma mais aproveitável de vitamina A. E nem todo mundo pode realizar essa conversão facilmente. Em particular bebês, crianças, idosos, diabéticos e aqueles com função tióide fraca podem não ser capazes de fazer tal conversão apropriadamente. A vitamina A presente nos alimentos de origem animal está numa forma imensamente mais biodisponível.


Vitamina A e manteiga: o par perfeito

A vitamina A é uma vitamina lipo-solúvel, o que significa que é preciso gordura para que seja completamente aproveitada. Isso faz da manteiga um alimento verdadeiramente sinérgico: combina vitamina A e importantes ácidos graxos num único pacote.

Quer mais uma razão para amar a vitamina A na sua manteiga? É tremendamente deliciosa!! Vamos ser sinceros: não é muito apetitoso para muitas pessoas a idéia de comer carnes de órgãos e frutos do mar (ambos são excelente fonte de vitamina A). A manteiga entretanto é um alimento que a maioria das pessoas gosta, e muito. É fácil de espalhar no pão caseiro, ótima para preparar ovos mexidos, misturar no purê de batatas, ou da forma que você gostar mais.
A melhor manteiga quando se trata de vitamina A

Talvez você já tenha ouvido falar: a manteiga produzida a partir do leite de vacas criadas soltas em pasto é muito mais rica em vitamina A do que aquela de vacas criadas em confinamento, à base de ração. Eu descobri que que a maioria das manteiga comerciais têm cerca de 6% das recomendações diárias de vitamina A. já as mantigas artesanais, provenientes de leite de vacas soltas a pasto contém em torno de 8%, podendo chegar a 10% das recomendações diárias de vitamina A, dependendo da sua origem. Então lembre-se: você faz seu dinheiro valer muito mais quando opta por comprar uma manteiga melhor, orgânica de preferência – ela é mais cara, mas uma vez que ela é melhor para sua saúde, você economiza em remédios em incômodos.
Agora vamos voltar à pergunta inicial: a manteiga é saudável? Você já acredita nisso?