Criança TEM que comer direito! (e um bolo delicioso de Ovomaltine!)




Aceita uma fatia?


         
Há muito tempo conheço e gosto de ovomaltine mas nunca pensei em fazer algo com ele, até porque eu sou a única que gosta daqui de casa, e os que não conhecem ( no caso, os meus filhos), nem querem provar!

Dia desses, eu vi uma receita de "bolo de ovomaltine" que me deu vontade de experimentar!!!! Pensei: Vou fazer...por outro lado, como vou satisfazer o meu desejo? Alguém tem que me ajudar a comer uma fôrma de bolo!!!
Resolvi fazer e dizer para o "meu povo" que é bolo de chocolate! Se gostarem, beleza! Se não, não faço mais! 

Mas esta história de "mentir" sobre a comida não me agrada muito não! Não sou muito fã de camuflar comida pois assim, como é que as crianças vão conhecer o real sabor dos alimentos?
Eu penso que criança TEM SIM que comer de tudo! Ao menos experimentar! E ainda há uma teoria de que para gostar de algo, este "algo" deve ser oferecido ( e experimentado) 9 vezes; só aí a criança pode dizer que não gosta mesmo de algo!

Claro que a hora da refeição não deve se transformar num palco de guerra...uma tortura para todos os que estão ali sentados! Sim...porque para aqueles que estão na mesa assistindo a mesma "cena" dia após dia, também é uma violência!

Calma, paciência, e boa vontade são indispensáveis neste processo! Não dá hoje...tenta amanhã! Tem mãe que reclama que seu filho não come, mas também não está disposta a sair do lugar de conforto e se esforçar para que isso aconteça! A família tem que fazer a sua parte neste processo!!!

Querer que a criança coma salada e nunca colocar salada no seu prato ou na mesa...não dá não é? Temos que ser coerentes! 

Querer que a criança pare de comer balas e guloseimas, mas PROMETER dar para ela como PRÊMIO SE ELA COMER...também não, não é? A comida não é um castigo...além de ser indispensável à nossa sobrevivência, nos traz prazer, satisfação, conhecimento...e não revolta, agonia, asco a ponto de fazer vomitar...ops...então algo está errado...e não é a criança (que não entende, não é responsável por seus atos e não sabe nada sobre isso!!!)! 

Pensa nisso, sr. adulto! Pensa...quis ter filho? Não quis, mas ele está aí? Então agora esta criança é TUA RESPONSABILIDADE SIM!!! É PROBLEMA TEU SIM! TORÇA ESTE PEPINO!!!!! ENGAJESSE! ESTÁ CANSADO? TRABALHOU DEMAIS? Pois vou te dizer uma coisa: DANE-SE!!! ARREGASSE ESTAS MANGAS E VAMOS EM FRENTE QUE O TEU DIA NÃO TERMINOU AINDA, NÃO!!!!

Criança não pode viver de sanduiche, de pizza, de batata frita, catchup, hamburguer...ela está crescendo e precisa ter o aporte ideal de vitaminas e sais minerais para crescer forte e sadia, para combater vírus e bactérias que existem por aí...para estudar...PARA SER!!!!

Tem fulana americana (ou inglesa?) que lançou um livro só de "enganar" criança na hora de comer...de camuflar os alimentos dentro da comida, para que estas possam ter o aporte de nutrientes que precisam para crescer fortes e felizes. Livro para crianças que se recusam terminantemente a comer! 

Bom...chega de puxão de orelha! Olha...a minha intenção é boa...creia! Vamos à receita?

Bolo de Ovomaltine® - Conteúdo retirado DAQUI.
Você vai precisar de:

4 ovos (claras e gemas separadas)
1 xíc. de chá de manteiga
1 xíc. (chá) de açúcar
2 xíc. de chá de farinha de trigo
1 1/2 xíc. de chá de leite morno
50 g de coco ralado
1 xic. de chá de Ovomaltine®
1 col. de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

Bata bem as gemas com a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento, alternando com o leite morno e misture bem. Ponha o coco e mexa devagar. Acrescente o Ovomaltine. Misture. Bata as claras em neve e a seguir com uma espátula, incorpore-as à massa, mexendo delicadamente. Despeje em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180ºC e asse até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo (+/- 45 min.).
Dica: Se desejar sirva com calda de chocolate ( Desta vez eu fiz!!!).

Por hoje é só, queridos!
Um beijo...e um queijo!