quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Criança TEM que comer direito! (e um bolo delicioso de Ovomaltine!)




Aceita uma fatia?


         
Há muito tempo conheço e gosto de ovomaltine mas nunca pensei em fazer algo com ele, até porque eu sou a única que gosta daqui de casa, e os que não conhecem ( no caso, os meus filhos), nem querem provar!

Dia desses, eu vi uma receita de "bolo de ovomaltine" que me deu vontade de experimentar!!!! Pensei: Vou fazer...por outro lado, como vou satisfazer o meu desejo? Alguém tem que me ajudar a comer uma fôrma de bolo!!!
Resolvi fazer e dizer para o "meu povo" que é bolo de chocolate! Se gostarem, beleza! Se não, não faço mais! 

Mas esta história de "mentir" sobre a comida não me agrada muito não! Não sou muito fã de camuflar comida pois assim, como é que as crianças vão conhecer o real sabor dos alimentos?
Eu penso que criança TEM SIM que comer de tudo! Ao menos experimentar! E ainda há uma teoria de que para gostar de algo, este "algo" deve ser oferecido ( e experimentado) 9 vezes; só aí a criança pode dizer que não gosta mesmo de algo!

Claro que a hora da refeição não deve se transformar num palco de guerra...uma tortura para todos os que estão ali sentados! Sim...porque para aqueles que estão na mesa assistindo a mesma "cena" dia após dia, também é uma violência!

Calma, paciência, e boa vontade são indispensáveis neste processo! Não dá hoje...tenta amanhã! Tem mãe que reclama que seu filho não come, mas também não está disposta a sair do lugar de conforto e se esforçar para que isso aconteça! A família tem que fazer a sua parte neste processo!!!

Querer que a criança coma salada e nunca colocar salada no seu prato ou na mesa...não dá não é? Temos que ser coerentes! 

Querer que a criança pare de comer balas e guloseimas, mas PROMETER dar para ela como PRÊMIO SE ELA COMER...também não, não é? A comida não é um castigo...além de ser indispensável à nossa sobrevivência, nos traz prazer, satisfação, conhecimento...e não revolta, agonia, asco a ponto de fazer vomitar...ops...então algo está errado...e não é a criança (que não entende, não é responsável por seus atos e não sabe nada sobre isso!!!)! 

Pensa nisso, sr. adulto! Pensa...quis ter filho? Não quis, mas ele está aí? Então agora esta criança é TUA RESPONSABILIDADE SIM!!! É PROBLEMA TEU SIM! TORÇA ESTE PEPINO!!!!! ENGAJESSE! ESTÁ CANSADO? TRABALHOU DEMAIS? Pois vou te dizer uma coisa: DANE-SE!!! ARREGASSE ESTAS MANGAS E VAMOS EM FRENTE QUE O TEU DIA NÃO TERMINOU AINDA, NÃO!!!!

Criança não pode viver de sanduiche, de pizza, de batata frita, catchup, hamburguer...ela está crescendo e precisa ter o aporte ideal de vitaminas e sais minerais para crescer forte e sadia, para combater vírus e bactérias que existem por aí...para estudar...PARA SER!!!!

Tem fulana americana (ou inglesa?) que lançou um livro só de "enganar" criança na hora de comer...de camuflar os alimentos dentro da comida, para que estas possam ter o aporte de nutrientes que precisam para crescer fortes e felizes. Livro para crianças que se recusam terminantemente a comer! 

Bom...chega de puxão de orelha! Olha...a minha intenção é boa...creia! Vamos à receita?

Bolo de Ovomaltine® - Conteúdo retirado DAQUI.
Você vai precisar de:

4 ovos (claras e gemas separadas)
1 xíc. de chá de manteiga
1 xíc. (chá) de açúcar
2 xíc. de chá de farinha de trigo
1 1/2 xíc. de chá de leite morno
50 g de coco ralado
1 xic. de chá de Ovomaltine®
1 col. de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

Bata bem as gemas com a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento, alternando com o leite morno e misture bem. Ponha o coco e mexa devagar. Acrescente o Ovomaltine. Misture. Bata as claras em neve e a seguir com uma espátula, incorpore-as à massa, mexendo delicadamente. Despeje em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180ºC e asse até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo (+/- 45 min.).
Dica: Se desejar sirva com calda de chocolate ( Desta vez eu fiz!!!).

Por hoje é só, queridos!
Um beijo...e um queijo!

12 comentários :

  1. Poxa, deve ficar delicioso.
    Eu adoro ovomaltine, só não compro mais senão meu marido acaba com a lata na semana...rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi guria!!Ovomaltine e coco??Realmente deve ter ficado delicioso. Parabéns pela elaboração desta delícia!!Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ovomaltine é mesmo uma delícia. Preciso fazer esse belo bolinho.
    Vim lhe convidar para participar do sorteio de 2 anos do blog Eu Mulher e do concurso de receitas da Mococa. Aguardo você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula. eu gosto muito de usar ovomaltine nas receitas de bolo, e nos recheios.
    Vou experimentar este pois deve ficar delicioso com coco.
    Parabéns
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Aninha...
    Sou como vc...amo ovomaltine...sempre aproveito promoção q tem num supermercado pequeno aqui...e daí posso trazer até uns 3 pacotinhos...
    Vc pegou a promoção da latinha? Ela ficou uma graça...
    Aqui a minha Nath come de um tudo... tenho q esconder é a comida dela...rs
    Nunca fiz bolo...sempre faço biscoitinhos...
    Foi muito legal a dica do livro...tem mães q sofrem com seus pequenos q não querem comer, né?!
    Um bejim grande no seu coração...e do jeito que essa cozinha anda cheia de comidinhas boas...acho q vou alugar uma casinha na sua rua...=D

    ResponderExcluir
  6. Oi ana... adorei seu cantinho... e já estou te seguindo, amei a parte de "enganar" as crianças... isso é o q eu tenho mais feito, pois meu bb (2 anos) não come nada saudavel.... então entro em ação, escondendo a comidinha saudavel nas refeiçoes q ele mais gosta... até pizza de beterraba já fiz rsrsrs.... e o danadinho come e fala q ta deliça.... bjsss

    ResponderExcluir
  7. Ei Aninha,
    Passei para te agradecer (nunca é demais!) pela sua generosidade em ensinar suas receitas, em especial pela das férias, viu?! Suas barrinhas são um sucesso!
    Vou deixar os endereços das cozinhas fizeram e ficaram mais felizes =D
    ...brigadinha viu Ana?!
    Um bejim grande!

    http://sonhodocesonho.blogspot.com/2010/09/hello-dolly-bars.html

    http://inventandocomamamae.blogspot.com/2010/09/chapeuzinho-cozinheira-barra-de-cereal.html

    http://pecadodagula.blogspot.com/2010/09/hello-dolly-cookies.html

    ResponderExcluir
  8. Ana Paula,
    Consigo até sentir o cheirinho de bolo saindo do forno! De ovomaltine ainda, ai que delícia!
    Beijos
    A Copê

    ResponderExcluir
  9. Adoro ovomaltine....vou tentar fazer cupcakes com essa receita...depois eu conto se deu certo..bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu fiz o bolo eh mt obrigada pela receita

    ResponderExcluir
  11. falei errado desculpa o bolo eh mt bom
    bjs !!!

    ResponderExcluir
  12. Verdade Ana... temos que dar o exemplo primeiro!!! vc já viu aquele programa na GNT em que a nutricionista ajuda crianças que não comem nada??? Na casa da minha mãe crescemos comendo de tudo, de jiló a quiabo...nunca tivemos esses problemas...risos!! E daí a criançada gostou do bolo? Acredito q sim... parece ótimo!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...