Bolo de Maçã com Granola





(Foto do Diga Maria)


Este bolo é super saudável (a não ser pelo açúcar caramelado - mas também é só um deltalhe...pode fazer sem a cobertura caramelizada). A receita, eu retirei do blog "Diga Maria! " já havia uns dias, e cada vez que eu lembrava dele, chegava a dar água na boca...problema era encontrar um tempinho para fazer..."procurei, procurei e...encontrei" - heeeee! Aqui está ele! A foto da fôrma caramelizada eu esqueci de tirar, então usei a foto do "Diga Maria", mas estou citando as fontes, viu??? As outras fotos são do meu bolo mesmo!
Bjokas

BOLO DE MAÇÃ COM GRANOLA

Você vai precisar de:

3 ovos
3 maçãs médias sem casca cortadas em cubinhos
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 xícara de chá de granola
1/2 xícara de chá de óleo de canola ou girassol
1 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher de café de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1 col. de chá de bicarbonato de sódio
1 col. de chá de noz moscada
1/2 xíc. de chá de açúcar refinado para caramelar
uma maçã fatiada fina com casca e sem semente para decorar

Faça assim:
Pré-aqueça o forno a 180º.

Se optar fazer sem esta parte, no problem: Coloque o açúcar refinado no fundo da forma e leve ao fogo até derreter e ganhar coloração dourada. Retire do fogo, decore o fundo com as fatias de maçã, espere a calda firmar e unte as laterais da forma com maiteiga e farinha de trigo integral. Reserve (Pode também servir o bolo com fatias de maçã e um pouco de mel).
Coloque a farinha, o açúcar mascavo, a canela, o fermento e o bicarbonato em uma vasilha grande e mexa delicadamente. Adicione o óleo, os ovos e mexa até a massa ficar homogênea. Coloque a granola, as três maçãs cortadas, uma pitada de noz moscada ralada na hora e misture bem.

Despeje a massa na forma caramelada e untada e leve ao forno pré-aquecido.Faça o teste do palito em aproximadamente 25 minutos. Retire o bolo do forno, aguarde esfriar só um pouco e desenforme.

OBS (sempre tem, né?) : Achei pouco 25 min. e acabei deixando 40 min. então, como podem ver nas fotos, a cobertura caramelada grudou. Da próxima vez, deixarei 30 minutos no forno.