Biscoitos Amanteigados







Quando se tem crianças em casa, sejam elas meninos ou meninas, TEMOS que fazer biscoitos...e sabe porquê? Porque ELES adoram fazêlos. Adoram misturar, adicionar, amassar e modelar...adoram a "potcheca" , a "lambança" que é fazer biscoitos. Por isso, quando me pedem para fazer, nem penso duas vezes...vamos lá! Mas há um porém...não dá para fazer sempre, pois na minha opinião, são muuuuito amanteigados! Imagine o que é um tablete inteiro de manteiga para 30 biscoitos?! Mas de vez em quando dá para fazer! É uma diversão e ficam bem gostosos!!! Receita retirada do livro acima "Cozinhar é divertido" de Annabel Karmel ( uma famosa culinarista norte americana, especialista em culinária infantil.

Biscoitos Amanteigados
Rende +/- uns 35 biscoitos ( depende do molde de corte que for usar)

Você vai precisar de:

200 gr. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
140 gr. de açúcar
2 col. de chá de essência de baunilha
1 gema de ovo
300 gr. de farinha de trigo
Uma pitada de sal

Faça assim:

Misture a manteiga, o açúcar, a essência de baunilha e o ovo numa tigela grande. Peneire a farinha por cima e agregue o sal. Misture com as mãos e continue amassando com as pontas dos dedos, até que vire uma bola uniforme de massa. Abra a massa com um rolo, até que fique com +/- 5 mm de espessura. Corte com os moldes. Junte os retalhos, forme a bola novamente, abra com o rolo e corte mais biscoitos. Faça assim até acabar a massa. Coloque numa assadeira untada com manteiga e asse até ficar corado ( dá uns 25 min.) em forno a 200°C. Se a assadeira for antiaderente, não precisa untar. Retire e deixe esfriar.
OBS: experimente fazer biscoitos de chocolate, dividindo a massa em duas no passo em que se amassa até formar a bola e adicionando 1 col. de sopa cheia de cacau em pó numa das metades.