Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Biscoitos Amanteigados







Quando se tem crianças em casa, sejam elas meninos ou meninas, TEMOS que fazer biscoitos...e sabe porquê? Porque ELES adoram fazêlos. Adoram misturar, adicionar, amassar e modelar...adoram a "potcheca" , a "lambança" que é fazer biscoitos. Por isso, quando me pedem para fazer, nem penso duas vezes...vamos lá! Mas há um porém...não dá para fazer sempre, pois na minha opinião, são muuuuito amanteigados! Imagine o que é um tablete inteiro de manteiga para 30 biscoitos?! Mas de vez em quando dá para fazer! É uma diversão e ficam bem gostosos!!! Receita retirada do livro acima "Cozinhar é divertido" de Annabel Karmel ( uma famosa culinarista norte americana, especialista em culinária infantil.

Biscoitos Amanteigados
Rende +/- uns 35 biscoitos ( depende do molde de corte que for usar)

Você vai precisar de:

200 gr. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
140 gr. de açúcar
2 col. de chá de essência de baunilha
1 gema de ovo
300 gr. de farinha de trigo
Uma pitada de sal

Faça assim:

Misture a manteiga, o açúcar, a essência de baunilha e o ovo numa tigela grande. Peneire a farinha por cima e agregue o sal. Misture com as mãos e continue amassando com as pontas dos dedos, até que vire uma bola uniforme de massa. Abra a massa com um rolo, até que fique com +/- 5 mm de espessura. Corte com os moldes. Junte os retalhos, forme a bola novamente, abra com o rolo e corte mais biscoitos. Faça assim até acabar a massa. Coloque numa assadeira untada com manteiga e asse até ficar corado ( dá uns 25 min.) em forno a 200°C. Se a assadeira for antiaderente, não precisa untar. Retire e deixe esfriar.
OBS: experimente fazer biscoitos de chocolate, dividindo a massa em duas no passo em que se amassa até formar a bola e adicionando 1 col. de sopa cheia de cacau em pó numa das metades. 

Um comentário :

  1. Aninha,
    Realmente com criança temos que ter muita criatividade... e deixar q eles ajudem (ou façam) é uma alegria, não é mesmo? =)
    Gostei do livro, não o conhecia...
    Essa é sua princesa? Toda prendada...:}
    Mora em C.Barbosa, terra do Festiqueijo?
    Minêero vai longe em busca de um quêjin...=D
    Um bejim procê!

    ResponderExcluir