segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bolo de Frutas Frescas





Comprei  mirtilos para fazer um bolo, e por falta de tempo naquele dia, coloquei na geladeira...mas os dias foram passando e eu esqueci dos ditos...hoje lembrei - já fazem bem uns 15 dias!- e resolvi fazer este bolo que se intitula "BOLO DE FRUTAS FRESCAS", mas que de frutas frescas eu só tinha o mirtilo -  e olha que eles já nem estavam tão frescos assim...estavam até desidratados! Fazer o que, né? Outro dia eu faço ela completa ( além dos mirtilos, iam amoras e morangos!)...
Se quiseres dar uma olhada de onde tirei, clica AQUI...e se estiver curiosa para ver a receita original, clica AQUI!

Eu copiei a receita tal e qual, fazendo os comentários que eram relevantes para mim em negrito.


BOLO DE FRUTAS FRESCAS


Você vai precisar de:


50 g. de manteiga sem sal, temperatura ambiente
Raspas de 1 limão (cuidado para não retirara a parte branca)
1 xícara de farinha de trigo
2 ovos
¾ de xícara de açúcar
1 colher de sopa de açúcar mascavo (se não tiver pode usar branco mesmo)
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
1 ½ colher chá de fermento em pó químico
2 ou 3 copos de frutas frescas (usei frutas congeladas de mirtilos, amoras e morangos)
(eu eu, Ana Paula, usei 300 gr. de mirtilos)

Faça assim:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe de farinha uma forma redonda de 20 cm (usei de refratário, como a autora do the coockie shop).
Na batedeira bata a manteiga com os 3/4 de xícara de açúcar até ficar homogêneo. Junte raspas de limão e a baunilha e bata para misturar.Junte os ovos batendo bem até ficar bem cremoso e homogêneo.
Numa outra vasilha, misture a farinha, o sal e o fermento. Junte a mistura de farinha ao creme de manteiga e misture bem, até incorporar toda a farinha - no meu caso, como eu tinha os mirtilos desidratados, e a receita conta com o suco das frutas, adicionei 1/2 xic. de água à massa. Transfira para a forma preparada e distribua as frutas sobre a massa.
Polvilhe com o restante do açúcar (eu coloquei um pouco mais porque minhas frutinhas são um pouco azedas), e leve ao forno  a 200° até a massa estar dourada, por volta de 50 minutos - CUIDE. Como usei forma de vidro refratário, coloquei sobre uma assadeira para não queimar o fundo do bolo. Sirva frio.
Gentiiiii....isso aqui é "terrivelmente" m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...