Muffins de Pêra e Nozes


Muffins de Pera e Nozes com Cobertura de Açúcar Mascavo (rende 18 muffins)

Achei ela no blog http://thecookieshop.wordpress.com/page/2/ , e é muito fácil e rápida. Copiei a receita tal e qual ao endereço acima, pois não mudei absolutamente nada, apenas, não fiz a cobertura, por uma questão de "ECONOMIA DE CALORIAS". façam, que fica super bom! Obrigada "The coockie Shop" por dividir conosco estas maravilhas!


Você vai precisar de:

3 peras pequenas descascadas e picadas em cubos
80g de nozes, picadas grosseiramente
250g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de café de noz moscada ( opcional - coloquei)
180g de açúcar
125g de manteiga derretida e fria
2 ovos
100ml leite

*Para a cobertura de açúcar mascavo (OPCIONAL)

1/4 xícara de açúcar mascavo bem apertado na xícara
1/4 xícara de farinha de trigo
30g de manteiga gelada cortada em pedacinhos

Numa tigelinha, misture o açúcar mascavo e a farinha de trigo. Junte a manteiga e vá esfarelando com a ponta dos dedos até umedecer bem a mistura e virar uma farofinha, sem pedaços muito grandes de manteiga. Guarde na geladeira.


Faça os muffins assim:

Preaqueça o forno a 180°. Unte e enfarinhe uma forma para muffins de 12 buraquinhos, ou forminhas para empada - AÍ, É UM POUQUINHO DIFERENTE... para mim, resultou em 18 bolinhos. Pode ser um bolo redondo de 20cm também.
Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e a noz moscada.
Em outra tigelinha, bata os ovos e misture com o leite.
Adicione os pedaços de pera e as nozes à mistura de farinha e misture com as mãos. Junte a mistura de leite e ovos e a manteiga derretida. Mexa com uma colher de pau somente até incorporar toda a farinha. Não tem problema se ficar empelotado.
Coloque porções da massa nas forminhas até ficar um pouquinho abaixo da borda. Distribua a farofinha de açúcar mascavo sobre os bolinhos e nozes picadas se quiser. Leve para assar por mais ou menos 20 minutos, ou até que um palito saia seco quando espetar na massa. Bom apetite!!!