quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Bolo "Potcheca" da Ana





Esta receita, eu tirei daqui: papo-na-cozinha.blogspot.com/ bem, para variar só um pouquinho, eu não tinha a farinha de trigo integral, então substituí por farinha de centeio; e o leite azedo, pelo iogurte natural...dá para dizer que ficou bom...não muito doce...cheiroso, mas...esquisito!!!
Quando coloquei na fôrma, a massa estava meio dura, o que fez com que eu apertasse a colher contra a massa para espalhá-la na fôrma...estranho...vou esperar esfriar e colocar por cima açúcar confeiteiro - sim, porque nem bem tirei do forno e fiquei curiosa para ver a consistência, a textura e o sabor! Fotografei o bolo fervendo! Quem quiser ver a receita original, clica no link acima, lá ele tem o nome " Bolo integral de maçã sem complicação"... aqui, a minha versão leva o nome:


Bolo "Potcheca" da Ana
Você vai precisar de:
2 xíc. de maçãs vermelhas, cortadas em cubos (com a casca)
2 1/2 xíc. de farinha de centeio
1 col. de sopa de fermento em pó
1 1/2 col. de chá de canela em pó
1 xíc. de açúcar mascavo peneirado (medir antes de peneirar)- é dureza!!! Me deu vontade de deixar sem peneirar mesmo...da próxima vez vou fazer isso!
1/2 col. de chá de sal
2 ovos
1 xíc. de iogurte natural
1/4 de xíc. de manteiga derretida - deixar esfriar um pouco
3 col. de sopa de açúcar orgânico ou cristal
Faça assim:
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma pequena. Coloque as maçãs cortadas em uma tigela com água e o suco de 1 limão. Reserve.
Misture a farinha, fermento, canela, açúcar e sal em uma outra tigela. Separadamente, bata a mão os ovos com o iogurte. Misture a manteiga derretida. Junte esta mistura líquida à mistura dos ingredientes secos e mexa apenas o suficiente para combinar os ingredientes - não mexa demais.
Escorra as maçãs e misture delicadamente na mistura do bolo. Coloque a massa na fôrma preparada, espalhando bem. Polvilhe com o açúcar orgânico ou cristal. Leve ao forno por 45 minutos ou até que o bolo esteja cozido no centro e dourado na superfície. Não asse demais - este bolo continua cozinhando um pouco depois de sair do forno.
É bom...mas esquisito!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...