Geléia de Laranjinhas



Quando chega esta época do ano, eu fico muito feliz, porque o meu pé de laranjinha ( não é do tipo Kinkan), ou limãozinho, como alguns chamam, se enche de frutinhas e eu as colho para fazer GELÉIA DE LARANJINHAS. Fica extremamente ...extremamente DELICIOUS!!!
Este ano, resolvi deixá-la com um gostinho de especiarias, então acrescentei gengibre e canela em pau à receita. Ficou...sem palavras!!! Dá para fazer com Kinkan também...mas eu prefiro esta.

GELÉIA DE LARANJINHAS

Você vai precisar de:
Para cada quilo de fruta, eu coloco de 70% a 80% de açúcar.
Nesta vez, deu 1,8 kg de fruta e eu coloquei 1,5 kg de açúcar.
1 pedaço de uns 4cm de Gengibre ralado - opcional
4 paus de canela de +/- 5 cm - opcional
Faça assim:
Lave e corte as laranjinhas em quatro partes no sentido do comprimento.
Tire as sementes (senão amarga o doce), e deixe de molho por 1 dia, trocando a água diversas vezes, para tirar a acidez.
Escorra e pese as frutinhas. a partir do peso, verifique quanto de açúcar vai. coloque numa panela - de preferência de t-fal - e adicione o açúcar e os condimentos - se optar por colocá-los. Mexa e ligue o fogão. Vá mexendo seguidamente - não precisa ficar em cima da panela, mas cuide para não grudar- por 35 a 40 min. Cuide o ponto, fazendo o teste do pires. A minha deu 35 min. em fogo "quase" baixo", isto é, entre o médio e baixo. O resultado é uma geléia " pedaçuda", brilhante...bem...só provando"!
Beijos e ...bom proveito!