quinta-feira, 28 de maio de 2009

Bolo Aromático de Aveia





Sou uma louquinha por bolos...desde sempre! Porém, lembro que quando eu era pequena, minha mãe me botava para ajudá-la a fazer doces, bolos, enfim, ajudá-la na cozinha. Eu detestava!!! Quando penso que ela me mandava bater claras em neve "bem firmes" com um garfo! Abominava espremer laranjas no espremedor manual...isto porque eu era muito magrinha e não tinha forças para tal (nem bater claras, nem espremer laranjas!)...Outra coisa que era um verdadeiro castigo : descascar um balde imenso de figos para fazer chimia...os dedos ficavam assados por causa do leite dos figos, então tínhamos que colocar esparadrapos para poder continuar a tarefa...debulhar uvas...fazia chorando de raiva! Enfim, tarefas que eu creio que crianças não gostam muito de fazer, mas...que bom que eu fiz!!! Só assim aprendi e hoje adoro fazer! Não gosto muito de fazer doces cremosos, pudins, estas coisas...porém bolos, bolinhos, bolões...é comigo mesma! E como não poderia deixar de ser, cá trago outro DELICIOUS!
Bolinho para inverno, para frio...Extremamente aromático, delicioso e não muito doce! Extremamente "COMFORT FOOD"!
OBS: Não lembro de onde tirei esta receita, mas já lhes digo que não é minha, porém, modifiquei-a um pouquinho naquilo que eu achei que ficaria melhor, e geralmente não faço coberturas em meus bolos por uma questão " calórica". Ei-la:

Bolo Aromático de Aveia


Você vai precisar de:
3/4 xíc. de manteiga ou margarina (derretida um pouco - temp. ambiente)
1 xíc. de açúcar mascavo
1 xíc. de aveia em flocos finos
1/2 xíc. de farinha de trigo branca
1/2 xíc. de farinha de trigo integral
1 col. de chá de canela em pó
1 col. de chá de gengibre em pó
1 col. de sopa de fermento em pó
4 ovos
1 xíc. de leite
1/2 xíc. de uvas passa ( passadas na farinha de trigo)


Faça assim:
Coloque todos os ingredientes numa vasília, exceto as passas. Bata bem com uma colher de pau ou uma batedeira. Junte as passas e misture. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido a 180° por +/- 35 min. ou até que enfiando um palito no meio, este saia limpo. Desenforme quando estiver quase frio para não quebrá-lo. Sirva com uma colher de mel sobre o pedaço! Huuuuuummmm!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...