Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BOLO DE MEL





"Desta vez tu te superaste"!!! Foi com esta frase que eu acordei hoje de manhã...meu marido já estava acordado, já havia tomado o café da manhã, e veio me dizer isto! Tem coisa melhor do que um elogio destes já no começo do dia? E olha que ele entende de bolos...já trabalhou em padaria quando "piá"! Mas, voltando ao assunto, ontem de noite pensei em fazer um bolo aromático, daqueles que enche a casa com o seu perfume maravilhoso, e também delicioso...e também belo...e também fofo,macio...e eis que encontro este aqui num exemplar extra da Revista CLAUDIA COZINHA - SÓ DELÍCIAS -ed. 02, pg. 258. às vezes a gente tem a revista e passa anos sem olhá-la e...voilá! Pior ainda se vamos na casa de um amigo e pedimos a receita daquele bolo maravilhoso que ele está nos oferecendo e ele diz: MAS FOSTE TU QUE ME DESTE A RECEITA...aí dá vontade de fazer "sei-lá-o-quê"!
Bem...o bolo é tudo isso que eu queria fazer:macio, cheiroso,delicioso...mas não fiz a cobertura pela mesma razão que eu já postei antes: economia de calorias e açúcar ( que ninguém precisa mesmo!). Escolha uma cobertura que lhe agrade e combine com bolo de mel e ...divirta-se!

BOLO DE MEL

você vai precisar de :

1/2 col. de chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 xíc. grande (tipo caneca) de chá preto bem forte e frio
3 1/2 xic. de farinha de trigo
1 col. de sopa de fermento em pó
2 ovos grandes
1 1/2 xíc. de açúcar
1 xíc. de mel
3/4 de xíc. de óleo
1/2 xíc. de nozes picadas
1/2 xíc. de uvas passa branca sem sementes (eu não tinha e coloquei a preta)

Faça assim:

Unte uma assadeira média ( dá um bolo meio grande) e polvilhe com farinha. Ligue o forno em 220°.
Numa vasília, dissolva o bicarbonato no chá preto. Em outra, misture a farinha de trigo com o fermento. Reserve. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até obter uma gemada bem fofa e clarinha. Junte o mel e o óleo e bata até ficar homogêneo. Desligue a batedeira e acrescente o chá preto. Mexa. Misture a farinha...mexa de novo - ATENÇÃO: SE LIGAR A BATEDEIRA AGORA VAI VOAR FARINHA PARA TODOS OS LADOS. Quando estiver incorporada a farinha, ligue a batedeira e bata até ficar uma massa lisinha ( mais 1 minutinho). Incorpore as nozes e as passas e mexa com uma colher de pau. Ponha a massa na assadeira e leve ao forno por 20 min. na temperatura em que ele se encontra. Após este tempo, baixe para 200° , e asse por mais 1 hora (+/-) , ou até que ao enfiar um palito, este saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar e só então, corte. Hummmmm! Delicious!
ATENÇÃO: RECOMENDO FICAR DE OLHO, POIS EU COMPREI UM FOGÃO NOVO E O FORNO NÃO É MUITO BOM, ENTÃO DEMOROU 1 HORA E MEIA PARA FICAR PRONTO!!! NA RECEITA ORIGINAL DIZ 25 MIN. ENTÃO NÃO TENHO PARÂMETRO DE COMPARAÇÃO...POR ISSO, FIQUE DE OLHO E FAÇA O TESTE DO PALITO.
Bom proveito!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário