sábado, 28 de fevereiro de 2009

BOLO DE MEL





"Desta vez tu te superaste"!!! Foi com esta frase que eu acordei hoje de manhã...meu marido já estava acordado, já havia tomado o café da manhã, e veio me dizer isto! Tem coisa melhor do que um elogio destes já no começo do dia? E olha que ele entende de bolos...já trabalhou em padaria quando "piá"! Mas, voltando ao assunto, ontem de noite pensei em fazer um bolo aromático, daqueles que enche a casa com o seu perfume maravilhoso, e também delicioso...e também belo...e também fofo,macio...e eis que encontro este aqui num exemplar extra da Revista CLAUDIA COZINHA - SÓ DELÍCIAS -ed. 02, pg. 258. às vezes a gente tem a revista e passa anos sem olhá-la e...voilá! Pior ainda se vamos na casa de um amigo e pedimos a receita daquele bolo maravilhoso que ele está nos oferecendo e ele diz: MAS FOSTE TU QUE ME DESTE A RECEITA...aí dá vontade de fazer "sei-lá-o-quê"!
Bem...o bolo é tudo isso que eu queria fazer:macio, cheiroso,delicioso...mas não fiz a cobertura pela mesma razão que eu já postei antes: economia de calorias e açúcar ( que ninguém precisa mesmo!). Escolha uma cobertura que lhe agrade e combine com bolo de mel e ...divirta-se!

BOLO DE MEL

você vai precisar de :

1/2 col. de chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 xíc. grande (tipo caneca) de chá preto bem forte e frio
3 1/2 xic. de farinha de trigo
1 col. de sopa de fermento em pó
2 ovos grandes
1 1/2 xíc. de açúcar
1 xíc. de mel
3/4 de xíc. de óleo
1/2 xíc. de nozes picadas
1/2 xíc. de uvas passa branca sem sementes (eu não tinha e coloquei a preta)

Faça assim:

Unte uma assadeira média ( dá um bolo meio grande) e polvilhe com farinha. Ligue o forno em 220°.
Numa vasília, dissolva o bicarbonato no chá preto. Em outra, misture a farinha de trigo com o fermento. Reserve. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até obter uma gemada bem fofa e clarinha. Junte o mel e o óleo e bata até ficar homogêneo. Desligue a batedeira e acrescente o chá preto. Mexa. Misture a farinha...mexa de novo - ATENÇÃO: SE LIGAR A BATEDEIRA AGORA VAI VOAR FARINHA PARA TODOS OS LADOS. Quando estiver incorporada a farinha, ligue a batedeira e bata até ficar uma massa lisinha ( mais 1 minutinho). Incorpore as nozes e as passas e mexa com uma colher de pau. Ponha a massa na assadeira e leve ao forno por 20 min. na temperatura em que ele se encontra. Após este tempo, baixe para 200° , e asse por mais 1 hora (+/-) , ou até que ao enfiar um palito, este saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar e só então, corte. Hummmmm! Delicious!
ATENÇÃO: RECOMENDO FICAR DE OLHO, POIS EU COMPREI UM FOGÃO NOVO E O FORNO NÃO É MUITO BOM, ENTÃO DEMOROU 1 HORA E MEIA PARA FICAR PRONTO!!! NA RECEITA ORIGINAL DIZ 25 MIN. ENTÃO NÃO TENHO PARÂMETRO DE COMPARAÇÃO...POR ISSO, FIQUE DE OLHO E FAÇA O TESTE DO PALITO.
Bom proveito!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...